skip to Main Content

DESMISTIFICANDO O NDC

Saiba o que o NDC significa para o setor de viagens.

Quando se trata de vender conteúdo de várias fontes, pode ser complicado distinguir o EDI-FACTs da ficção do NDC. Há muito o que entender – especialmente porque se trata de algo novo – mas estamos aqui para ajudá-lo. Vamos começar analisando alguns conceitos errôneos comuns sobre o NDC.

MITO 1 – O NDC É UMA FORMA DE ELIMINAR OS SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO PARA VIAGENS

Visão da Travelport: NDC é apenas outra fonte de conteúdo, na qual os distribuidores desempenham um papel fundamental no gerenciamento

Você já deve ter ouvido que o NDC vai mudar completamente a forma como as viagens são compradas e vendidas. Claro, está mudando a forma como as coisas são feitas no setor. Mas para as agências, o NDC é apenas mais uma fonte de conteúdo, como EDIFACT, ATPCO ou LCC.

Ao contrário do que se pensa, o NDC não significa ignorar os distribuidores (como nós). Na verdade, isso amplia a necessidade de classificar mais ofertas com diferenças ainda mais sutis. Por esse motivo, os distribuidores prestam aos fornecedores um serviço muito mais crítico agora do que antes do NDC.

MITO 2 – MAIS CONTEÚDO NDC SIGNIFICA DESORDEM IRRELEVANTE NA MINHA TELA

Visão da Travelport: Mais conteúdo é bom, mas somente se você tiver a tecnologia certa para gerenciá-lo.

Gerenciar mais conteúdo é mais simples se você tiver a tecnologia certa

Se é essa afirmação que soa para você, é hora de mudar a tecnologia de venda de viagens. O NDC está abrindo muito conteúdo novo no mercado, mas isso é bom, pois permitirá mais personalização. Se estiver vendo conteúdo irrelevante, isso significa que sua tecnologia não está fazendo seu trabalho.

Um dos objetivos do NDC é melhorar o merchandising no canal indireto (a agência). Trata-se de apresentar as ofertas das companhias aéreas com o máximo de detalhes e com o mesmo nível de escolha que você encontraria no canal direto. Na Travelport, tornamos esse conteúdo pronto para a venda, normalizando-o e adicionando-o nos bastidores. Usamos textos ricos, imagens e outros detalhes que vão além das informações básicas e facilitam a venda. Isso ajuda os consumidores a encontrar o produto certo pelo preço certo, o que é muito diferente do produto mais barato.

MITO 3 – SE EU PUDER RESERVAR OFERTAS PELO NDC, JÁ TENHO O NDC HABILITADO

Visão da Travelport: Apenas a reserva não é suficiente, os agentes também precisam ser capazes de atender às viagens NDC.

Ser capaz de reservar ofertas é apenas a primeira fase do NDC. O conteúdo não está realmente pronto para a venda se você não puder atendê-lo com recursos completos de ponta a ponta. Não apenas isso, mas para fazer uma reserva, o agente precisa ser capaz de entender e comparar o conteúdo.

Outros provedores de tecnologia têm uma boa conexão com os fornecedores e estão prontos para efetuar reservas. Mas de que serve isso se não puder ser atendido após a reserva? Na Travelport, não usamos atalhos. Arregaçamos as mangas para garantir a melhor experiência do agente e do viajante em viagens NDC, do início ao fim, via Smartpoint Cloud, plug-in para desktop e nossa API.

 MITO 4 – O NDC É APENAS UM PADRÃO DE DISTRIBUIÇÃO E NÃO SÓ SOBRE VENDA

Visão da Travelport: o NDC é apenas um aspecto de uma iniciativa muito maior e abrangente do setor para a venda moderna.

Por que isso é necessário? Bem, porque os produtos das companhias aéreas mudaram muito nos últimos 20 anos. O número de possibilidades cresceu e se tornou mais complexo, e isso continuará à medida que os fornecedores tornarem os produtos mais dinâmicos e personalizados.

Temos trabalhado em estreita colaboração com a Travelport no NDC e estamos muito entusiasmados com o progresso que ele está fazendo.

Nathan Smeulders, gerente sênior de distribuição da Qantas

Feito corretamente, o NDC melhora a experiência de venda. Eliminará os processos manuais atuais, introduzindo mais automação, especialmente na área de atendimento. Nossa perspectiva é que isso não deve prejudicar nenhuma experiência de compra ou de atendimento ao cliente em comparação com o que temos hoje, e é por isso que continuamos trabalhando com fornecedores em todo o mundo para fechar as lacunas existentes em seus programas de NDC.

MITO 5 – O NDC SÓ MOSTRA AS TARIFAS MAIS BARATAS. EU MESMO POSSO ENCONTRÁ-LAS.

Visão da Travelport: O NDC é mais do que apenas ofertas competitivas, é uma questão de personalização, escolha e muito mais.

No futuro, os fornecedores disponibilizarão suas ofertas mais competitivas, bem como as tarifas padrão, por meio do NDC. O resultado final é: se você não estiver conectado, vai perder.

Além do preço, o NDC também trata de personalização, escolha e muito mais. Os consumidores de hoje não querem necessariamente o preço mais baixo. E eles não querem necessariamente apenas o preço mais baixo, eles querem o melhor preço para a oferta certa para eles. Seja mais espaço para as pernas, bagagem extra ou outros serviços adicionais em sua reserva. Entender que o valor não se resume apenas ao preço, é um aspecto muito importante da venda moderna. E incluir o NDC em seu portfólio de conteúdo é uma maneira das agências criarem esse valor.

MITO 6 – O NDC NUNCA ACONTECERÁ.

Visão da Travelport: O NDC está demorando para ser implementado, mas agora é o momento de fazê-lo.

NDC é uma jornada. E sim, é verdade que essa jornada está indo mais devagar do que o esperado. Mas a mudança raramente é simples. E lembre-se: quando o NDC surgiu, o padrão EDIFACT já tinha um quarto de século. Não seria realista esperar que o NDC pudesse, em poucos anos, funcionar exatamente da mesma forma. O EDIFACT teve uma vantagem de 35 anos, portanto, naturalmente,o NDC levará mais tempo para disponibilizar universalmente todos os recursos e capacidades para os agentes de viagens.

O NDC dá ao setor de viagens a chance de repensar algumas das coisas que temos feito repetidamente há décadas.

Tom Kershaw, diretor de tecnologia da Travelport

Mas houve um progresso significativo e, mesmo em sua infância, o conteúdo NDC está se tornando cada vez mais fácil de comprar, reservar e atender. Quando começou, o foco estava em ofertas e tarifas, mas agora está mudando para serviços. Este é o início da transição dos PNRs para pedidos simplificados, para que as viagens aéreas possam se tornar mais modernas, como qualquer outro setor.

MITO 7 – O EDIFACT MORREU

A visão da Travelport: Estamos agora em um mundo de conteúdo de múltiplas fontes, do qual o EDIFACT ainda é uma grande parte.

Várias fontes de conteúdo significam mais opções para os viajantes escolherem

Talvez você tenha ouvido falar que o NDC está substituindo o conteúdo tradicional do GDS, como o EDIFACT. A verdade é que agora estamos em um mundo com várias fontes, onde a venda bem-sucedida exige a agregação eficaz de fontes NDC e EDIFACT, além de outras.

Não é tanto sobre qual fonte é melhor, é mais sobre como construir um portfólio de conteúdo. Não apenas NDC e EDIFACT, mas também ATPCO, LCC, Hotel etc. E isso também significa ter a tecnologia certa para deixar tudo pronto para a venda.

MITO 8 – TENHO QUE LIDAR COM O NDC DE CADA COMPANHIA AÉREA DE FORMA DIFERENTE

Visão da Travelport: Sua tecnologia de venda deve fazer isso por você.

O conteúdo NDC ainda está engatinhando, e os fornecedores estão trabalhando para diferenciar seu conteúdo da maneira que lhes convém e que consideram adequada para o viajante. Enquanto a adoção ganha ritmo, eles estão lançando diferentes tipos de conteúdo, recursos e regras de serviços.

Não queremos soar como um disco quebrado, mas é função do seu provedor de tecnologia tornar as várias conexões uniformes (ou “normalizadas”, como é chamado tecnicamente) e prontas para o trabalho. Na Travelport, também estamos trabalhando com a IATA e outros parceiros do setor para padronizar os formatos, tornando mais fácil e rápido o lançamento de novas Cias Aéreas e serviços auxiliares.

POR QUE AGORA É A HORA DE AVANÇAR NO NDC

Como muitas coisas na vida, é fácil para as agências colocar o NDC em segundo plano. E quem poderia culpá-las, já que o setor de viagens ainda está lutando contra a falta de pessoal, os novos desafios pós-COVID e a complexidade tecnológica percebida do NDC. E a verdade é que, para as agências, não importa qual é a fonte de conteúdo. O que importa é a oferta.

Mas, com o tempo, o número de fornecedores com NDC continuará crescendo (agora são mais de 50 no programa ARM da IATA) e isso significará muito mais trabalho para implementar e manter. É por isso que agora é a hora de embarcar, especialmente porque os viajantes esperam cada vez mais um serviço personalizado. Para fazer isso, você precisa de um parceiro de tecnologia que possa tornar gerenciável o conteúdo de várias fontes.

PREPARE-SE PARA O NDC

Na Travelport, habilitamos totalmente o NDC em nossa plataforma, incluindo todos os cenários de atendimento voluntário e involuntário. Fazemos isso há anos e continuaremos a nos empenhar no NDC.

Nossa tecnologia torna o conteúdo NDC pronto para a venda e permite comparar ofertas de várias fontes lado a lado, tudo em um único fluxo de trabalho

O que nos diferencia nesse espaço é o fato de estarmos desenvolvendo o NDC para agências. Enquanto outros se concentram puramente no lado da oferta, nós nos concentramos em torná-lo rápido e fácil de trabalhar para os verdadeiros vendedores de viagens: as agências. Até o final de 2023, esperamos já ter implementado o NDC com companhias aéreas que representam um terço do nosso volume total de reservas aéreas.

Deseja saber mais? Entre em contato conosco e teremos prazer em ajudar.

O NDC ajuda às agências a chance de vender ofertas aéreas mais distintas, exclusivas e personalizadas. Mas elas precisam ser combinadas com outros conteúdos para oferecer aos viajantes o que eles realmente querem: uma experiência de venda moderna.
Travelport
Back To Top